O objetivo da INOXPA é ser uma referência no fabrico de bombas em aço inoxidável, capaz de satisfazer as exigências dos clientes dos setores alimentar e farmacêutico. Apostamos no design higiénico, na conformidade com as certificações e regulamentações internacionais, como a FDA, CE-1935/2004 ou USP Classe VI, sem esquecer o elevado desempenho.
Inovação
Em breve lançaremos uma nova bomba lobular higiénica premium, mais robusta do que as atuais, com suporte de rolamentos em aço inoxidável e uma gama muito mais ampla de modelos, denominada Ultilobe. Para além de atingir um intervalo de pressões mais elevado, também será capaz de rodar a uma velocidade mais elevada, pelo que será possível bombear CIP com a mesma bomba.
Além disso, estamos a atualizar a nossa gama de bombas centrífugas higiénicas de grande caudal Din-Food, capazes de bombear líquidos até caudais superiores a 1000 m3/h.
Procura
Na indústria alimentar e de bebidas, são cada vez mais procuradas bombas robustas, concebidas de forma higiénica e eficientes em termos energéticos. Em qualquer caso, o primeiro passo para conseguir um sistema eficiente é garantir que a bomba escolhida é a correta. Por conseguinte, tanto as informações do processo como dos produtos a bombear devem ser tão exatas quanto possível.
O cálculo correto das perdas de carga, o conhecimento do comportamento reológico do produto, bem como as condições de CIP, SIP, etc., são de importância vital para assegurar uma seleção correta que garanta o melhor desempenho, tanto energético como operacional, da bomba uma vez instalada.
Através de cursos de formação que a INOXPA oferece regularmente, tentamos garantir que os nossos clientes tenham o máximo de conhecimento possível para tirar o máximo proveito das nossas bombas.
Mercado
Nos últimos anos, a economia mundial foi afetada por circunstâncias extraordinárias: a pandemia de COVID-19, as perturbações no transporte marítimo, a escassez e o aumento dos preços dos produtos de base, a invasão da Ucrânia pela Rússia e as crescentes tensões entre a China e os Estados Unidos estão a levantar questões sobre o futuro da globalização.
Esta desglobalização está a criar incerteza nos mercados e um aumento da aplicação de políticas protecionistas em diferentes países, que estão a alterar as regras do comércio mundial.
Apesar das dificuldades causadas pela situação mundial, os setores em que desenvolvemos a nossa atividade principal, nomeadamente o setor da alimentação e das bebidas, continuam a crescer. Graças a este facto, o número de encomendas de bombas INOXPA nos últimos exercícios tem aumentado ano após ano.
Avanço
A última geração de bombas higiénicas deve ser capaz de atingir a maior eficiência com o menor NPSH necessário, sempre de acordo com critérios de conceção higiénicos. Por exemplo, na INOXPA estamos muito orgulhosos de ter desenvolvido a gama de bombas centrífugas HCP, que se destaca da concorrência por ter a maior eficiência e os requisitos NPSH mais baixos do mercado.
Por outro lado, vale a pena mencionar a incorporação da Indústria 4.0 no setor, trabalhando em prol de bombas digitais e conectadas. A monitorização contínua dos valores de vibração, temperatura, pressão... e a análise adequada destes dados, proporcionará ao utilizador um conhecimento mais preciso do que se passa na sua fábrica, e permitirá ainda uma melhor manutenção, possibilitando a previsão de uma falha antes que esta ocorra.
Evolução no setor das bombas
Nos últimos 25 anos, houve, felizmente, muitas mudanças positivas no setor da alimentação e das bebidas. A indústria está cada vez mais consciente da necessidade de equipamentos que garantam a segurança alimentar e sejam tão eficientes quanto possível.
As certificações dos materiais que entram em contacto com os alimentos (como o Regulamento CE-1935/2004) servem para evitar, tanto quanto possível, quaisquer efeitos negativos na saúde dos consumidores, bem como para garantir que não influenciam a qualidade dos alimentos.
A produção de bombas que seguem critérios de conceção higiénica (como EHEDG ou 3-A) visa reduzir o risco de contaminação. Tem igualmente como objetivo facilitar a limpeza das bombas, quer manual quer automática (CIP).
Assim sendo, uma bomba com um design higiénico, materiais certificados de qualidade alimentar e uma rugosidade da superfície interna de RA 0,8 ou inferior, representará para o produtor de alimentos uma redução na retirada de lotes de produtos devido a contaminação e uma limpeza mais eficaz, uma vez que será mais duradoura e permitirá poupar água, produtos químicos e energia.
Consequentemente, a utilização de bombas higiénicas na indústria alimentar reduz os custos para a empresa.
Por outro lado, a indústria procura cada vez mais cumprir os objetivos de sustentabilidade, o que significa utilizar as bombas mais eficientes do ponto de vista energético. Selecionar o tamanho adequado da bomba é vital para obter a melhor eficiência, mas também é importante utilizar variadores de frequência para adaptar a velocidade de rotação da bomba aos diferentes pontos de funcionamento.
Isto levou o comprador a ter um maior conhecimento técnico, tanto da bomba como dos processos, e a considerar o custo do ciclo de vida da bomba (LCC), em vez de se concentrar apenas no custo de aquisição da bomba.
Com a nova família de mixers, aumentámos esta gama tão importante para o nosso setor e cobrimos as necessidades de mistura para uma grande variedade de aplicações.
MisturaOs biorreatores INOXPA são a derradeira solução para uma produção biotecnológica mais precisa, eficiente e sustentável.
Equipamentos