Nas novas instalações da ISP (Improved Solutions Portugal), delegação da INOXPA em Portugal, foram implementadas diferentes soluções para a gestão e utilização dos recursos naturais com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e tornar a empresa mais eficiente e sustentável nos seus processos produtivos.
A conceção do projeto energético foi desenvolvida tendo em conta a localização privilegiada das instalações, que se situam na cidade lusitana de Vale de Cambra e possuem espaços abertos e muito luminosos que permitem o máximo aproveitamento da luz natural no interior.
Foram instalados painéis solares com capacidade para gerar mais de 125 kW, que fornecerão a energia necessária para satisfazer as necessidades de ar condicionado e aquecimento e conduzirão a poupanças financeiras significativas.
O projeto incorpora também um parque de carregadores de veículos elétricos que contribuirá igualmente para a redução da utilização de combustíveis fósseis e das emissões de gases com efeito de estufa.
Relativamente ao consumo de água, foram criados circuitos de recuperação para uma melhor utilização dos recursos hídricos e, assim, reutilizar a água tratada (ETAR) para a rega de jardins.
Com este conjunto de ações, a ISP Portugal posiciona-se como uma empresa comprometida com o ambiente e o combate às alterações climáticas, seguindo as recomendações dos ODS promovidos pela ONU através da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.