A bomba PROLAC HCP SP é uma bomba autoescorvante que evita utilizar uma bomba de vácuo ou outros dispositivos, como uma válvula de pé ou tubagens adicionais.
A bomba deve encher-se uma única vez de líquido antes de ser colocada em funcionamento. Quando é colocada em funcionamento, a bomba aspira o ar ou o gás da tubagem de aspiração e este é misturado com o líquido no corpo. A força centrífuga impulsiona a mistura de líquido e de gás para o depósito separador, onde perde velocidade. A água, devido à gravidade, fica na parte inferior do depósito separador e volta a entrar no corpo pelo tubo de retorno, enquanto o ar é evacuado pela tubagem de impulsão. Desta forma, vai-se eliminando o ar da tubagem de aspiração até que o líquido chega ao corpo e a bomba começa a funcionar como uma bomba centrífuga normal.
É muito importante que o ar aspirado possa ser evacuado pela tubagem de impulsão sem nenhum tipo de contrapressão.
Desaconselha-se que sejam reduzidas as condições hidráulicas da bomba cortando o rotor ou baixado a velocidade através de um variador de frequência, uma vez que isso se repercute negativamente na capacidade de aspiração da bomba.