Uma empresa portuguesa com mais de 25 anos de experiência na produção de Gelatinas e Preparados em pó para sobremesas.
A empresa pretendia ampliar a sua oferta com uma nova gama de produtos prontos a consumir, ao contrário dos preparados em pó, e os seus clientes poderiam também adquirir gelatinas, pudins e mousses da marca já elaborados.
Para este novo processo de produção, a empresa necessitava de ampliar as suas instalações com equipamentos que garantissem um produto final com o máximo de qualidade, através da correta dissolução dos diferentes componentes em pó e da gelificação na embalagem.
A INOXPA convidou o cliente a verificar os resultados dos testes realizados na unidade piloto antes de adquirir a maquinaria
A INOXPA convidou o cliente a verificar os resultados dos testes realizados na unidade piloto antes de adquirir a maquinaria
Com o objetivo fixado de obter um produto acabado de alta qualidade, a INOXPA convidou o cliente a verificar os resultados dos testes realizados antes de adquirir a maquinaria.
Foram realizados testes na fábrica piloto da INOXPA para testar a completa dissolução do pó aspirado em vácuo com água, com ou sem aquecimento, de acordo com as características de cada produto, para conseguir o embalamento posterior com gelificação.
Depois de analisar as necessidades do projeto, a proposta foi realizada em várias fases.
Inicialmente, avaliou-se a oferta de dois reatores de preparação e dois tanques buffer e, depois, numa segunda fase, ampliou-se a oferta com um CIP fixo.
Finalmente, a INOXPA realizou a instalação completa.
- 1 CIP fixo de 3 tanques (1 m3 de água + 0,5 m3 de ácido + 0,5 m3 de soda)
- 2 reatores de 500 l com box de serviços + quadro elétrico + tremonhas de Aspiração
- 1 SilPig Recuperação de produto em linhas (duas estações de envio e uma de receção) + quadro elétrico
- Tubagens de conexão entre os equipamentos.
- 2 painéis de distribuição entre os reatores e a máquina de enchimento
Agora, o cliente pode produzir os produtos acabados segundo a sua própria receita e controlar todo o processo para obter os resultados com a qualidade exigida.
O processo é realizado com a introdução de água através de um caudalímetro (por lote), a aspiração dos pós é feita pela tremonha de sólidos controlado por células de carga e o controlo da temperatura de acordo com as especificações da receita (aquecer/arrefecer/manter).
Posteriormente, envia-se o produto para a máquina de enchimento através da comunicação e controlo por meio de um caudalímetro mássico.
O cliente pode fazer a limpeza CIP, de três linhas, separadamente:
- linha de reatores;
- linha de tubagens;
- linha da máquina de enchimento.
Processo de produção de gelatinas, pudins e mousses