A CINFA é um laboratório farmacêutico espanhol que oferece soluções farmacêuticas para a saúde e o bem-estar dos cidadãos. Para isso, dispõe de instalações e tecnologias adequadas aos mais elevados padrões de qualidade, tanto nos seus laboratórios como nas suas unidades industriais, gerindo todo o processo de produção dos seus medicamentos.
Na sua missão de procurar um melhoramento contínuo, de oferecer soluções farmacêuticas da mais elevada qualidade e impulsionar o desenvolvimento e a inovação, a empresa incorporou recentemente uma nova linha com a mais recente tecnologia para preparação de líquidos orais, em concreto xaropes e suspensões, desenhada pela INOXPA.
O projeto tinha como objetivo inicial desenvolver uma nova linha para otimizar o embalamento de lotes completos, que constituísse uma melhoria na automatização dos processos de limpeza.
A CINFA dispõe de instalações e tecnologias adequadas aos mais elevados padrões de qualidade, tanto nos seus laboratórios como nas suas unidades industriais, gerindo todo o processo de produção dos seus medicamentos.
A CINFA dispõe de instalações e tecnologias adequadas aos mais elevados padrões de qualidade, tanto nos seus laboratórios como nas suas unidades industriais, gerindo todo o processo de produção dos seus medicamentos.
A CINFA confiou na INOXPA pela sua experiência no desenvolvimento bem sucedido de soluções para clientes do sector farmacêutico espanhol.
A INOXPA concebeu uma linha adaptada às necessidades da CINFA, com elementos de tecnologia de ponta.
Esta linha é composta por um reator de 4000 litros para a preparação de um lote final, de um reator de 400 litros para pré-misturas prévias e de um equipamento de limpeza tipo CIP (limpeza no local) que, em conjunto com o sistema de controlo com receitas de produção e de limpeza implementado num SCADA, permitiu uma maior automatização dos processos de lavagem.
O elemento principal da nova linha é o reator de 4000 litros, que favorece a emulsão e a homogeneidade dos componentes sólidos e líquidos, aplicando a tecnologia de agitação adequada.
Melhorou-se o processo de limpeza através de uma UNIDADE CIP exclusiva para limpeza da linha, através da qual se enviam as águas de enxaguamento e as várias soluções de limpeza, de forma controlada, por meio de instrumentação (condutividade, temperatura, caudal, pH…), de acordo com as exigências dos novos requisitos de limpeza.
O sistema de controlo regista todas as fases e operações realizadas durante a elaboração dos líquidos orais, bem como durante os processos de lavagem dos equipamentos e instalação de tubagens. Também dispõe de registos de acordo com o CFR 21 parte 11.
A nova linha minimiza a possibilidade de erros devido à automatização, é eficaz na elaboração de líquidos pela correta homogeneidade dos lotes produzidos e permite uma redução de perdas, porque foi possível embalar os lotes completos. Também se efetuam os processos de limpeza.
A INOXPA implantou a nova linha nas instalações da própria CINFA, seguindo as boas práticas da indústria farmacêutica. A linha foi validada pela Agência Espanhola de Medicamentos, a entidade que certifica a inspeção e o cumprimento das normas de segurança no seu fabrico.
O novo equipamento da INOXPA representa a aposta da CINFA na tecnologia e no melhoramento dos seus processos de produção; uma promoção constante e firme que contribuiu para a posicionar como o laboratório mais presente nos lares espanhóis.
Linha para preparação de líquidos orais farmacêuticos