O cliente é uma das principais empresas de panificação e pastelaria do mundo. A instalação foi efetuada no seu local de produção na América do Sul.
O cliente necessitava de instalar um novo sistema de manuseamento de materiais (transporte de sólidos e líquidos) para uma nova fábrica dedicada à pastelaria e confeitaria.
Com base nas receitas do cliente e no layout disponível, foi elaborado um esquema para o manuseamento de 90% dos ingredientes sólidos e líquidos.
O desafio consistia em produzir 30 lotes por hora em duas amassadeiras, garantindo a repetibilidade e a segurança alimentar.
Mais de 90% dos ingredientes foram automatizados, reduzindo significativamente a dosagem, garantindo a repetibilidade de todas as nossas receitas.
Mais de 90% dos ingredientes foram automatizados, reduzindo significativamente a dosagem, garantindo a repetibilidade de todas as nossas receitas.
O cliente escolheu o serviço da INOXPA devido à sua experiência neste tipo de instalações e à sua capacidade de conceber e fabricar grandes projetos de raiz. O conhecimento do manuseamento de sólidos foi um fator muito influente na sua decisão, tal como a possibilidade de liderar o processo desde a conceção do projeto até à sua implementação.
O principal desafio do projeto foi o elevado número de ingredientes a dosear e o grande número de lotes por hora que o sistema de amassadura exigia. Para poder produzir tantas receitas, foi concebido um sistema em cascata que permite dosear e controlar os ingredientes a grande velocidade.
Nesta instalação, um ponto de dosagem para a linha de tortilhas é alimentado por uma balança de sólidos de 300L, um ponto de dosagem de água com medidor de caudal e um ponto de dosagem de manteiga com medidor de caudal.
2 pontos de dosagem para a linha de pão através de 2 balanças de sólidos de 400L e 2 balanças de sólidos de 300L, 2 pontos de dosagem de água com medidor de caudal e 2 pontos de dosagem de manteiga com medidor de caudal.
O ingrediente principal é alimentado a partir de 2 silos concebidos pela INOXPA através de um transporte pneumático por vácuo até à balança de sólidos. O produto passa por uma armadilha magnética e por um crivo para eliminar eventuais resíduos.
A água é fornecida a partir da rede do próprio cliente e a quantidade desejada é medida através de um medidor de caudal e de válvulas.
A manteiga é fornecida a partir de um depósito já existente, realizando nós o bombeamento e controlo da dosagem da quantidade pretendida através de um medidor de caudal e válvulas. Esta instalação é aquecida por água quente e todas as tubagens estão revestidas.
Para o fornecimento dos ingredientes minoritários foi realizada uma estrutura que integra big bags e estações de microingredientes, 4 big bags, 1 estação de 3 microingredientes com 1 balança de microingredientes para tortilhas, 1 estação de 4 microingredientes com 4 balanças de microingredientes para pães e um depósito intermédio. Os microingredientes passam por uma armadilha magnética e por um crivo para a eliminação de eventuais resíduos.
Os quadros elétricos, o PLC e o sistema SCADA são realizados pela própria equipa da INOXPA.
Dosagem de ingredientes de pastelaria