Empresa dedicada ao processamento de produtos lácteos e tem a sua sede na cidade de Bogotá, na Colômbia.
Durante o processo de produção, o cliente utilizava um sistema lento e dispendioso para a limpeza dos equipamentos.
O seu equipamento CIP estava muito pouco automatizado e contava apenas com uma linha de impulsão. Por esse motivo, o processo era demorado e implicava também um consumo elevado de produtos químicos e de água.
O cliente procurava uma solução técnica, mas também um fornecedor de confiança que garantisse um bom apoio ao nível do pós-venda
O cliente procurava uma solução técnica, mas também um fornecedor de confiança que garantisse um bom apoio ao nível do pós-venda
O cliente procurava uma solução técnica, mas também um fornecedor de confiança que garantisse um bom apoio ao nível do pós-venda. Por referências, conhecia outras empresas na Colômbia que consideravam que a sua experiência com a INOXPA tinha sido muito positiva, quer pela qualidade dos seus equipamentos quer pelo serviço de instalação realizado.
A INOXPA tem uma vasta experiência em sistemas CIP, pois, durante os últimos 6 anos, fabricou mais de 100 equipamentos deste tipo. Além da América do Sul, estes equipamentos foram vendidos e instalados em diferentes partes do mundo, destacando-se países como Espanha, Portugal, França e Alemanha, entre outros.
Nesta instalação, usou-se uma unidade CIP de 4 depósitos de 2000 l, composta por 2 linhas de impulsão de 28 m3/h. O sistema, totalmente automático, é de aquecimento com permutador tubular, utilizando um para cada linha de impulsão.
A instalação é composta pelos seguintes componentes:
Atualmente, com o nosso equipamento CIP, o sistema funciona de modo totalmente automatizado e dispõe de duas vias de impulsão que permitem limpar duas linhas de produção simultaneamente.
Este facto permitiu otimizar os recursos e poupar em produtos químicos e água. Com esta instalação, o cliente conseguiu reduzir o tempo dedicado à limpeza e os custos derivados da mesma.
A chave para conseguir o máximo de eficiência na limpeza é optar por um sistema automático, uma vez que permite dosear corretamente a concentração de produtos químicos.
Cada tipo de produto deve ter a concentração adequada, portanto, o doseamento manual de produtos químicos não é eficaz. Se a concentração for demasiado baixa, é necessário mais tempo de limpeza. Se a concentração for demasiado alta, a concentração de produto químico é desnecessária.
Neste caso, integraram-se condutivímetros e bombas doseadoras que permitem acrescentar a quantidade necessária e a medida exata de produtos químicos, analisando de modo automático as necessidades para cada situação de modo a conseguir o máximo de poupança.
Também foi instalado um depósito de água recuperada que reduz o consumo e contribui para uma poupança considerável de água.
Por fim e para evitar que os operários entrem nas cisternas, foram instaladas tampas especiais para limpar os camiões cisterna.
Ótima limpeza de um processo de produtos lácteos