A RISO SCOTTI é uma das maiores empresas produtoras e comercializadoras de arroz e de cereais de Itália.
A empresa, fundada no ano de 1860, distribui os seus produtos a mais de 60 países de todo o mundo e lidera um grupo de empresas de alta tecnologia especializadas no cultivo, investigação e experimentação, bem como no fabrico, processamento e comercialização de arroz.
Também produz bolachas, doces e bebidas vegetais à base de aveia e de soja.
Eram vários os objetivos deste projeto. O cliente necessitava de aumentar a produção diária de bebidas vegetais, automatizar o processo, otimizar os recursos e obter finalmente um produto de grande qualidade.
Reduzir a quantidade de matéria-prima utilizada e obter uma poupança nos custos energéticos eram os objetivos a que a INOXPA conseguiu dar resposta
Reduzir a quantidade de matéria-prima utilizada e obter uma poupança nos custos energéticos eram os objetivos a que a INOXPA conseguiu dar resposta
A INOXPA poderia oferecer uma solução que desse resposta a todos os objetivos fixados pelo cliente pela sua experiência e por ser especializada em instalações no sector da indústria alimentar.
A INOXPA apresentou uma proposta eficaz de automatização e gestão da unidade completa
Concebeu-se uma configuração de equipamentos que permitisse ao cliente chegar a uma produção de 12 000 l/h de bebida, reduzir a quantidade de matéria-prima utilizada e conseguir também uma poupança nos custos energéticos.
A linha é composta por 5 estações:
. Preparação, mistura e aquecimento do produto com um caudal de 9000 l/h
. Armazenamento de produto com 6 tanques de 10 000 litros, com coletor de válvulas pneumáticas para gestão de trasfegas para os tanques.
. Arrefecimento e recirculação do produto, caudal de 14 000 l/h
. Pasteurização e filtração do produto, caudal de 6000 l/h
. Dissolução e arrefecimento final do produto, caudal de 12 000 l/h.
Nas 5 estações, manteve-se uma parte da maquinaria já existente na instalação do cliente, incluindo o homogeneizador, o decanter e alguns tanques de armazenamento.
. Redução do pessoal no controlo dos parâmetros e fases de produção
. Redução de custos na utilização da matéria-prima
. Produção em contínuo, sem tempos mortos
. Repetibilidade da qualidade do produto
. Poupança de energia térmica nas fases de arrefecimento do produto e aquecimento de água para a produção.
. Gestão de toda a unidade de modo automático através de um único operador que pode controlar todos os processos através de um PC de software dedicado.
. Com isto, a unidade cumpre os requisitos da Indústria 4.0, e o cliente pôde solicitar as ajudas pertinentes.
Produção de bebidas vegetais